• VITTAL FISIO

Ventosaterapia em Canoas: Benefícios, história e curiosidades!

Muitas pessoas acreditam que a ventosaterapia é uma exclusividade da medicina chinesa.

Porém, existem registros desta técnica desde o antigo Egipto, além da mesma ser mencionada nas escritas de Hipócrates, considerado por muitos o "pai da medicina." O método portanto, era utilizado pelo povo grego desde o século IV a.C. Interessante, certo? Uma técnica realmente milenar e cada vez mais utilizada nos dias atuais.


Mas antes de falarmos sobre todos os benefícios da mesma, vamos começar com o básico.


O que é ventosaterapia?

Uma técnica para melhorar a circulação sanguínea em um determinado local do corpo. O efeito do vácuo que a ventosa produz, faz com que a pele seja "sugada" e traz como resultado o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no local, produzindo maior oxigenação desdes tecidos, permitindo a liberação das toxinas do sangue e dos músculos com maior facilidade.


Os copos utilizados para a ventosaterapia podem ser classificados em 3:

1 . O copo de silicone: Uma das formas mais simples. O copo de silicone é pressionado pelos dedos e depois colocado na pele, formando um vácuo.

2. O copo de vidro: Neste caso, é necessário acender uma vela e colocar sua chama no interior do copo, para em seguida por na pele. Desta maneira o vácuo se forma depois que o oxigênio de dentro do copo for consumido.

3. Ventosa eletrônica: Este formato é feito com um aparelho eletrônico que promove o vácuo ao ser ligado na região da pele desejada. Desta forma, a pele vai sendo sugada com maior estabilidade com o aparelho na superfície que está sendo tratada.


Agora que falamos um pouco sobre a história e também uma breve abordagem sobre a técnica, vamos citar abaixo alguns dos benefícios introduzidos pela mesma para a vida dos pacientes:


- O aumento da circulação sanguínea local;

- A eliminação de contraturas musculares;

- O fortalecimento dos vasos sanguíneos;

- O aumento da produção de líquido sinovial das articulações;

- A redução e tratamento da celulite;

- A melhora no tratamento para dores de cabeça;

- A ajuda na redução de hipertensão arterial;

- A melhora nos problemas digestivos

- O relaxamento muscular da região tratada



Os esclarecimentos sobre esta técnica são extremamente necessários, pois a mesma diversas vezes desperta dúvidas e aflições em pacientes, pois na maioria dos casos não é conhecida e pode assustar pelo material utilizado, mas é verdade é que a mesma é recomendadíssima para diversos problemas de saúde - conforme citamos acima.


Uma sessão de ventosaterapia pode variar de 5 a 10 minutos, dependendo da região e do quadro do paciente. Aqui na Vittal Físio Canoas nós possuímos ambientes reservados e adaptados para a técnica, tudo para proporcionar aos nossos pacientes um local de confiança e relaxamento!


O importante para gente é a sua saúde!


#fisioterapia #fisioterapiacomamor #fisioterapiacanoas #ventosas #ventosaterapia #ventosaterapiacanoas #mtc #medicina #curiosidades #qualidadedevida #saude #fortalecimentomuscal #fisiatria #osteopatia #pilates #pilatescanoas #atendimentodiferenciado






161 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram