• VITTAL FISIO

Uma breve história sobre o Pilates e seus benefícios


Chamado inicialmente de Contrologia, o método Pilates era conhecido por utilizar a mente para controlar o corpo. Quem trouxe essa filosofia e introduziu o método da maneira como o conhecemos hoje foi o alemão Joseph Pilates, que sofria desde a infância com o raquitismo, a febre reumática e a asma. Talvez tenha sido por causa desses obstáculos que Joseph tenha buscado a inspiração para dedicar sua vida à melhora do condicionamento físico e à qualidade de vida dele e de tantas outras pessoas.

Buscando compreender anatomia e fisiologia milenar chinesa, bem como exercendo ioga, boxe, natação e musculação, ele usou de todas essas técnicas para na criação do método Pilates. Em 1929, Joseph abriu seu primeiro estúdio em New York.

Hoje, em 2019, buscamos difundir essa atividade, transformando-a em um “lifestyle” para os nossos pacientes, sempre reforçando todos os benefícios desse método, tais como:

- O aumento da resistência física e mental

- O aumento da flexibilidade

- A correção da postura

- O aumento da concentração

- A melhora na coordenação motora

- O menor atrito nas articulações

- O alivio nas dores musculares

- A melhora no controle da respiração

- O relaxamento, o bem-estar e a auto estima que a prática desenvolve no paciente

- A ajuda no controle do peso

- O fortalecimento dos músculos abdominais

- O alivio da ansiedade e estresse




O Pilates também é uma excelente escolha para as gestantes, porque:

- Estabiliza a coluna lombar, evitando dores

- Fortalece o assoalho pélvico

- Ajuda a manter a postura e, consequentemente, fortalece o cinturão abdominal, contribuindo para a força dos músculos mais profundos como o transverso e psoas

- Reduz as dores em geral do corpo

- Melhora a qualidade do sono

- Leva à prática da respiração profunda e controlada

A verdade é que o Pilates é um método indicado para todos, pois não discrimina idade. Com esse método, a equipe Vittal busca revigorar a mente e elevar o espírito de nossos pacientes, além de aumentar a qualidade de vida e saúde.


Ainda tem alguma dúvida de que você precisa conhecer o método Pilates?

Agende sua consulta!


#fisioterapia #fisioterapeuta #fisio #fisioterapiacomamor #fisiologia #foco #anatomiahumana #resistencia #fisioterapiaintensiva #physicaltherapy #terapiamanual #physio #physiotherapist #pilates #saude #medicina #reabilita #exercise #motivation #vivamelhor #vittalfisio



3 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram