• VITTAL FISIO

Um olhar da Vittal sob a fisioterapia

Atualizado: 6 de Mar de 2019


Para a grande maioria das pessoas, a Fisioterapia ainda está limitada ao campo do tratamento de lesões musculares, pós-cirúrgicos ou de pessoas idosas. Isso porque, na maioria dos casos, os sintomas de uma doença crônica ou lesão passam despercebidos pela população. Na verdade, essa área é capaz de atender um sem número de quadros com o objetivo de preservar, desenvolver, reabilitar e manter o bom funcionamento dos sistemas internos e externos.

A Fisioterapia, além de atender doenças por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas, diferencia-se, pois também demanda um entendimento psicossocial para atender cada paciente de forma minuciosa, com atenção à realidade e à necessidade de cada indivíduo. E é exatamente essa filosofia que a Vittal Fisio procura levar para cada um dos seus pacientes há 11 anos, quando decidimos começar esta jornada em Canoas.

Hoje, com uma equipe estruturada por oito fisioterapeutas e dois médicos fisiatras, realizamos as consultas com base na fisioterapia clínica, em que cada paciente passa por uma avaliação que verifique seu quadro de dor, suas queixas e suas limitações funcionais.

Além da fisioterapia cinesioterápica, na qual trabalhamos com movimentos e exercícios, a Vittal Físio também é especializada em Eletroterapia, utilizando equipamentos que geram efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antiedematosos, bem como contrações musculares que trazem benefícios como o fortalecimento e a melhora nas funções. Entre alguns dos utilizados pela equipe Vittal, temos como preferência o uso dos aparelhos:


TENS: através de impulsos elétricos na pele, a TENS ativa mecanismos de controle interno do sistema nervoso, liberando endorfina pelo cérebro ou pela medula, assemelhando-se a um analgésico produzido pelo próprio organismo e levando a um alívio quase imediato da dor. Essa aplicação tem uma duração de 20 a 40 minutos, dependendo da intensidade do estímulo e não oferece riscos para a saúde.


FES: tem como função iniciar a contração de músculos parcialmente paralisados, de modo a produzir o movimento funcional.

CORRENTE GALVÂNICA: Os efeitos terapêuticos produzem uma diminuição do limiar de excitabilidade das fibras nervosas motoras, levando a uma maior capacidade de reação e função, favorecendo a penetração de substâncias nutritivas, estimulando tecidos e promovendo o aumento do metabolismo e da melhora da atividade celular.



LASER: Recurso que vem sendo utilizado pela Fisioterapia por produzir um efeito anti-inflamatório, analgésico e estimulante celular. Indica-se a utilização em processos degenerativos e inflamatórios das lesões dos tecidos moles como ligamentos, tendões e músculos.


ULTRASSOM: Utilizado para tratar inflamações e dores musculares, estimulando a cascata inflamatória e diminuindo a dor, o inchaço e os espasmos musculares.

Diagnosticado o objetivo principal do tratamento, a equipe Vittal trabalha com sessões de Fisioterapia, Fisiatria, Acupuntura, Osteopatia, Pilates associadas à Eletroterapia, visando realizar exercícios e atividades sempre supervisionadas pelos profissionais de cada área para o alcance de seu objetivo maior: tratamento com responsabilidade, segurança e resultado para o paciente.


#fisioterapia #fisioterapeuta #fisio #fisioterapiacomamor #fisiologia #foco #anatomiahumana #resistencia #fisioterapiaintensiva #physicaltherapy #terapiamanual #physio #physiotherapist #pilates #saude #medicina #reabilita #exercise #motivation #vivamelhor #vittalfisio

87 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram