• VITTAL FISIO

Por que praticar Pilates?


A prática do Pilates é uma das mais realizadas atualmente. Com mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados nas mais variadas intensidades, o Pilates é acessível a todos, já que respeita às capacidades (e as necessidades) de cada um acima de tudo.


Esses exercícios trazem diversos benefícios para o dia a dia do paciente, como melhorar a postura e a respiração; amenizar ou tratar dores; ajudar na concentração e na coordenação motora, além de poder ajudar a emagrecer.


Aqueles que já praticam, sabem que o Pilates é capaz de auxiliar (e muito) no condicionamento tanto físico quanto mental. E através da repetição adequada da prática, é possível adquirir ritmo e coordenação natural em todas suas atividades pessoais.


Mas apesar de sua popularidade, o Pilates ainda soa como novidade para muita gente, mesmo já havendo milhares de adeptos brasileiros.


Você sabe por que devemos praticar Pilates?


Para responder essa pergunta, vamos explicar melhor seus objetivos e a importância de sua prática. Boa leitura!


Como é a prática de Pilates?


O Pilates é um conjunto de exercícios que podem ser realizados de diversas formas, sendo elas com ou sem o auxílio de equipamentos, dando total e completo controle do corpo e também uma extensa conexão com a mente.

Como dito acima, o método conta com mais de 500 variações de exercícios que podem ser praticados de diferentes formas por todas as pessoas, sejam atletas, crianças, gestantes e deficientes, auxiliando no tratamento de diferentes patologias e garantindo conforto e qualidade de vida.


O Pilates é uma atividade física e, como tal, suas técnicas utilizam a respiração, o movimento e o peso do próprio corpo - ou de algum aparelho de auxílio - com o intuito de aumentar a resistência, a mobilidade, o tônus muscular e a flexibilidade, buscando uma interação entre o corpo e a mente.


Quais seus benefícios?


Dessa forma, aprender Pilates tem muitas vantagens, e seus movimentos proporcionam o fortalecimento e alongamento corporal de forma global integrada, além de melhorar a respiração e concentração, reduzir o stress e desenvolver a consciência física, mental e emocional.


Listamos abaixo alguns de seus principais benefícios, como:


  • Aumento na resistência física

  • Relaxamento e melhora na saúde mental

  • Aumento na flexibilidade

  • Melhora da postura (evitando futuros problemas na coluna)

  • Aumento na concentração para realizar atividades pessoais

  • Fortalecimento da musculatura

  • Melhora na coordenação motora

  • Prevenção de dores musculares e alivio nas já existentes

  • Melhora na respiração, fortalecendo os pulmões

  • Relaxamento e promoção de bem-estar

  • Expansão da consciência corporal

  • Auxílio no processo para o emagrecimento


Por que praticar Pilates?


Dito isso, o Pilates é capaz de proporcionar diversas qualidades em nosso dia a dia, onde encontramos infinitas possibilidades que nos auxiliam no resultado que almejamos e precisamos.


Na prática do Pilates, os exercícios serão direcionados conforme as suas vontades e necessidades, podendo ser elas o emagrecimento, reabilitação, fortalecimento da condição física, bem-estar e afins. Além de trabalhar aspectos corporais e também lidar com a saúde mental através de exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que amenizam a ansiedade e o estresse.


Por esses motivos o método é recomendado a todos e é tão importante praticá-lo, pois suas inúmeras vantagens contribuem de inúmeras formas para uma vida mais saudável. A Vittal Fisio conta com a equipe de fisioterapeutas profissionais e capacitadas, responsáveis pelo espaço de Pilates na Clínica - onde elas têm desenvolvido um trabalho incrível com aqueles que incluem a prática em sua rotina, garantindo a devida atenção aos objetivos e condições dos pacientes.


Ficou curioso? Entre em contato conosco e agende uma consulta!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram