• VITTAL FISIO

Pilates na corrida para a saúde!


Na última publicação do nosso blog “Corrida: Pós e contras. Qual a importância da fisioterapia preventiva?”, realizamos uma série de questionamentos a respeito da prática da corrida. Reforçamos o quanto ela é exercida em nosso país, já que o mesmo possuí ambiente e clima adequados, além de ser um esporte flexível em horários, distâncias e metas.

Apesar de todos os benefícios que a corrida traz para quem a pratica, é também através dela que podemos ter diversas lesões, e nosso objetivo na página da Víttal é citar algumas destas lesões – como já fizemos no post anterior – mas principalmente informar sobre as possíveis técnicas e maneiras de prevenir as mesmas.

Hoje falaremos sobre o a prática do PILATES para o atleta. Considerada uma atividade de reabilitação, o pilates aumenta o condicionamento físico e previne diversas lesões. Sim, é verdade!

Com certeza o pilates é uma das atividades mais indicadas para quem corre com frequência tanto como hobby quanto profissionalmente, pois os seus seis princípios englobam toda a essência deste esporte!


Apenas uma lembrança para vocês destes princípios, para entenderem melhor:

1.Respiração

Mais do que uma forma de relaxamento, esse tipo de respiração tem um objetivo maior. É que ela ativa a musculatura profunda do abdômen, assoalho pélvico e eretores profundos da coluna promovendo uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício.

2.Centro

Conhecido como centro de força, é o ponto focal para o controle corporal e tem como objetivo deixar a musculatura abdominal bem trabalhada para não sobrecarregar a região lombar.

3.Concentração

A concentração no método pilates é de extrema importância, é através dela que entendemos a fluidez do exercício e conseguimos realiza-lo com cuidado e responsabilidade, evitando lesões e deixando a mente guiar o nosso corpo.

4. Controle

Tão importante quanto a concentração, as duas “caminham” juntas pois esta também garante a qualidade do movimento.

5. Precisão

Este princípio é muito importante para a qualidade do movimento e para o realinhamento postural, trazendo excelente resultados. Obviamente o mesmo o mesmo está relacionado ao tempo de prática e associado ao princípio da concentração, ambos levam a perfeição.

6. Fluidez

O último princípio talvez seja o mais difícil de alcançar porque é resultado de todos os outros feitos corretamente e algumas pessoas levam tempo para chegar a esse nível. Ele indica que o movimento deve ser feito de forma coordenada, harmoniosa e contínua, sem movimentos bruscos e sem interrupções entre as repetições.

Pós o lembrete dos seis princípios do pilates, voltamos para a informação principal deste post: Os benefícios do pilates para quem pratica corrida.

A prática desta atividade – o pilates – para quem corre promove o fortalecimento dos músculos e o reequilíbrio muscular. O que queremos dizer é que este aumento de resistência que o pilates proporciona é essencial para o corpo de quem pratica corrida, além de melhorar a postura corporal resultando em um menor gasto energético e consequentemente a melhora da performance.

Importante dizer que o método segue um dos seus principais princípios com seriedade: a concentração.

Pode parecer algo fácil, normal. Mas na verdade a concentração é o grande mal da maioria das pessoas que praticam esportes. É através dela que melhoramos nossa coordenação motora e nossa consciência corporal, fazendo com que o atleta realize seus exercícios diários de forma controlada e consciente de seus limites, pensando em cada um de seus movimentos e acionando os músculos de forma correta.

A melhora na respiração para o atleta também é incontestável, o pilates promove a inspiração longa e a capacidade pulmonar. Todos sabemos que a boa respiração está diretamente ligada ao rendimento do atleta!


São realmente inúmeros os benefícios que o pilates proporciona para a prática da corrida. Na Vittal, reforçamos o quanto o método melhora além de todos estes itens citados acima, o equilíbrio do corpo, diminuindo as possíveis lesões. Mas o que mais gostamos de ressaltar é a parte do ALONGAMENTO que o pilates oferece! É essencial, e o atleta irá ter uma qualidade infinitamente maior pois sentirá seu corpo devidamente preparado.

- No próximo post faremos 5 dicas de alongamentos do pilates para quem pratica corrida!

Nossas professoras e responsáveis pelo espaço de pilates na Vittal Fisio estão desenvolvendo um trabalho incrível com aqueles que incluem a corrida em sua rotina e os resultados tem sido extremamente positivo. Acreditamos que com a informação podemos auxiliar nessa preparação física com profissionalismo e conhecimento, garantindo ao atleta um desempenho melhor e mais saudável.

Fique de olho nas nossas publicações, e caso você fique interessado pelo assunto, basta você acessar a nossa home no site e preencher o formulário da sua avaliação na Vittal “AGENDE SUA CONSULTA AQUI.”

Ou, se preferir, pode entrar em contato conosco através do nosso telefone 051 3051.8494!

Estamos esperando por vocês!

2 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram