• VITTAL FISIO

PILATES E NUTRIÇÃO



Fazer uma dieta balanceada é essencial para todos. Mas para quem realiza Pilates, desenvolver uma alimentação saudável é ainda mais importante, pois é ela que contribui na aceleração do metabolismo e no o equilíbrio do corpo.


O Pilates é uma atividade física e, como tal, suas técnicas utilizam a respiração, o movimento e o peso do próprio corpo - ou de algum aparelho de auxílio - com o intuito de aumentar a resistência, a mobilidade, o tônus muscular e a flexibilidade.


São exercícios indicados para a maioria das pessoas, tendo em vista que auxiliam no condicionamento físico e trazem diversos outros benefícios, como: melhorar a postura e a respiração; amenizar ou tratar dores; ajudar na concentração e na coordenação motora, além de ajudar a emagrecer.


E, com todos esses benefícios, ainda é importante ressaltar que uma dieta balanceada ajuda, sim, a acelerar os resultados do Pilates.


Ou seja, para conquistar e usufruir ao máximo o que essa técnica de exercícios pode proporcionar, cuidar da alimentação é essencial. O pilates e a nutrição devem andar juntos para potencializar a qualidade de vida.


E, sendo assim, elaboramos esse conteúdo para destacar os diversos benefícios do Pilates e da Nutrição, a fim de compreender como aliar a alimentação saudável a essa prática garante o bem estar e a saúde do seu corpo.


Boa leitura!


Pilates e a saúde corporal


A prática de Pilates é recomendada a todas as pessoas, sejam atletas, crianças, gestantes e deficientes, garantindo conforto e qualidade de vida.


Com mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados nas mais variadas intensidades - do nível básico até o avançado, no solo ou em equipamentos exclusivos -, o Pilates é acessível a todos, tendo em vista que respeita às capacidades (e as necessidades) de cada um, acima de tudo.


Para mulheres em gestação, por exemplo, o método é indicado porque auxilia no relaxamento do corpo, alivia os momentos de dores e estresses e proporciona uma gravidez mais tranquila, podendo evitar, inclusive, a depressão pós parto.


Mas além de fazer bem ao corpo (no sentido de fortalecer as fibras musculares), o conjunto de exercícios físicos que são realizados no Pilates também são para a mente, de autocontrole e consciência corporal. Ou seja, visa a total e completa conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde e o funcionamento do corpo de modo geral.


O Método ainda garante condicionamento físico, pode ser usado como alternativa de definição muscular ou até mesmo de emagrecimento, e, se aliado a uma alimentação saudável, os resultados são ainda mais significantes.



De qualquer forma, devemos sempre aliar a prática de qualquer exercício físico à uma alimentação saudável, para intensificar os efeitos benéficos de ambos. Manter a alimentação nutritiva é a chave para garantir energia, força e afastar problemas imunológicos que podem atrapalhar o desempenho e os resultados.


A importância da Nutrição na prática de exercícios físicos


A Nutrição é uma área da saúde que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação, sendo utilizada tanto para fins estéticos como para o tratamento de determinadas doenças - como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras.


O termo caracteriza uma sequência de processos do organismo, que englobam a ingestão do alimento, sua digestão, a absorção dos nutrientes, o metabolismo e a excreção. Esses processos têm por objetivo produzir energia e manter as funções vitais do organismo.


Quanto mais elevado for o seu percentual de gordura corporal, mais dificuldade terá em praticar os exercícios. E por essa razão, é importante trabalhar ao máximo para manter uma estrutura corporal adequada à sua idade e altura.


Sendo assim, para usufruir de forma eficaz de todos os benefícios que o exercício físico poderá proporcionar a sua saúde, é necessário muito mais do que a prática destes exercícios. Para que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis, é preciso aliar a prática a uma alimentação saudável, ou seja, verdadeiramente equilibrada.



No entanto, muitas pessoas não sabem qual é a alimentação ideal a ser feita antes e depois dos exercícios, e nem como manter uma dieta equilibrada tanto para melhorar o desempenho quanto para auxiliar na manutenção do corpo, e acabam, muitas vezes, optando por dietas extremamente restritivas e sem acompanhamento de algum profissional.


E o problema é: as dietas restritivas podem ocasionar muitos danos a saúde do indivíduo. Além de trazer fraqueza, indisposição e baixar a adesão ao treinamento, estes processos podem, ainda, diminuir a musculatura e preservar a massa gorda, causar queda na imunidade, transtornos no humor, e agravamento de patologias pré-existentes - como hipertensão e diabetes.


Por isso, é muito importante ter o acompanhamento de um nutricionista, para que se tenha conhecimento de qual é a alimentação ideal a se manter na realização das atividades físicas, além de conseguir estabelecer uma dieta rica em fontes que lhe trarão os benefícios que seu corpo precisa, conforme seu biotipo, suas necessidades e objetivos. Tendo, assim, um resultado mais satisfatório nos treinos e a saúde em dia.


Como a Nutrição potencializa o efeito do Pilates?


Já vimos que, aliada a nutrição, a prática de atividades físicas tem um resultado mais eficiente. Com o método Pilates não é diferente: as técnicas desenvolvidas, quando unidas a uma alimentação saudável trazem uma qualidade de vida e condicionamento físico e mental.


Isso porque o Pilates trabalha várias vias energéticas ao mesmo tempo, dependendo do exercício que está sendo feito. Desta forma, é preciso consumir um pouco de cada macronutriente antes do início da aula, e, ao aderir à nutrição correta - contendo todos os nutrientes - a alimentação pode ajudar a perder e manter peso, fornecer mais disposição, melhorar o funcionamento do corpo e potencializar os efeitos de ambos.


É claro que, como dito anteriormente, as quantidades e as composições variam de acordo com cada aluno. E por isso a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar para atenuar os resultados, pois o nutricionista é o profissional habilitado para adequar as necessidades nutricionais e alimentares às realidades dos pacientes (através de atividades educacionais e atendimento individualizado).


A alimentação adequada junto a técnica de Pilates não apenas complementa seus benefícios, como também ajuda a manter-se em boa forma física - o que contribui muito na execução deste sistema -, atuando na melhoria da saúde como um todo.


É a partir disso que, pensando na sua saúde e no seu bem-estar, a Vittal Fisio está fazendo uma promoção incrível com as aulas de Pilates e as consultas de Nutrição! Incluindo uma consulta com a Nutricionista por mês, mais duas aulas de Pilates por semana.


A Vittal possui nutricionista especializada e fisioterapeutas profissionais e capacitadas, responsáveis pelo espaço de Pilates na Clínica, que têm desenvolvido um trabalho incrível com aqueles que incluem a prática em sua rotina, garantindo a devida atenção aos objetivos e condições dos pacientes.



Ficou curioso? Entre em contato conosco e agende uma consulta!


#pilates #nutrição #pilatesenutrição #qualidadedevida #vittalfisiocanoas #canoasRS #clinicadefisioterapia #saudeemprimeirolugar #cuidadosdevida #covid19 #usemascara #ambienteseguro #equipe #equilibrioalimentar #mudançasnarotina #emagrecimentocomsaude #conscienciacorporal #atividadefisica #lugardeconfiança #unimed #geap #fisioterapiaparticular #pilatesparticular



4 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram