• VITTAL FISIO

Patologias Frequentes na Vittal Fisio: lesões esportivas


Quando fundamos o Blog da Vittal, compartilhamos diversos conteúdos sobre as patologias mais frequentes tratadas na clínica - buscando trazer maiores informações sobre a prevenção e o tratamento dessas lesões que, embora comuns, podem interferir e prejudicar o dia a dia dos pacientes.


Tendo isso em mente, a semana começa cheia de novidades por aqui, com o quadro “Patologias Frequentes na Vittal” de volta ao nosso Blog - sendo o tema da semana as Lesões Esportivas!


Comumente tratadas na clínica, as lesões advindas da prática de esportes se apresentam tanto em atletas profissionais quanto em amadores, interferindo na execução dos exercícios e podendo desencadear outras lesões mais graves, se não tratadas devidamente.


Para entendermos melhor como elas se desenvolvem e interferem no cotidiano do atleta, vamos falar um pouco mais sobre suas causas, seus quadros mais comuns e como a Vittal Fisio trabalha para sua prevenção e tratamento.


Boa leitura!


Lesões Esportivas


A prática de exercícios físicos é essencial para manter uma rotina saudável, elevar a autoestima e preservar a saúde como um todo. No entanto, nesse processo, a falta de orientação ou preparo físico na hora da prática podem fazer com que muitos atletas sofram com as chamadas lesões esportivas - prejudicando e interferindo nos treinos e no desempenho.


Essas lesões podem ocorrer de inúmeras formas e vários aspectos aumentam a chance de desenvolvê-las - como o tipo de atividade praticada, o condicionamento físico do atleta, o uso de vestimentas e equipamentos adequados, o conhecimento, a frequência e a intensidade, e até mesmo o nível competitivo do esporte.


Além disso, entendemos que, na maioria das vezes, a pressa para retornar às atividades acabam sobressaindo a orientação médica de que se deve esperar um determinado tempo para que o corpo se recupere totalmente.


E entendemos, também, que o encaminhamento fisioterapêutico é raramente levado adiante - geralmente por motivos como um tratamento que não foi concluído ou conduzido da forma correta. E isso é normal, não se preocupe. Mas o ideal é sempre seguir a orientação médica.

Quais as mais frequentes?

Quando falamos em lesões decorrentes de atividades esportivas, estamos nos referindo diretamente aos impactos no desempenho e na qualidade de vida de um atleta.


Mas é importante destacar que, embora afetem negativamente as práticas, as lesões podem ou não afetar a performance. Ou seja, podem ser lesões crônicas - que não impeçam o atleta de seguir treinando, apesar de provocar dores e desconfortos -, ou lesões agudas como rompimento de ligamentos e entorses no joelho - que, por sua vez, requerem o afastamento da atividade.


Ainda assim, sempre que houver qualquer tipo de dor, desconforto ou sensibilidade, não insista no esforço repetitivo e procure um especialista - ele vai saber identificar qual o tipo de lesão e indicar o tratamento ideal.


De maneira geral, as lesões esportivas mais comuns são:


  • Cãibra - contração involuntária e dolorosa de algum músculo;

  • Luxação - deslocamento de um osso da articulação;

  • Lombalgia - dor na região lombar;

  • Bursite - inflamação da bursa, bolsa que age como amortecedor nas articulações;

  • Tendinite - inflamação de um ou mais tendões;

  • Contusão muscular - lesão aguda sem corte;

  • Distensão muscular - rompimento de fibras musculares devido a esforço;

  • Fraturas por estresse e movimentos repetitivos.


Prevenção e tratamento


No que se refere à prevenção, a primeira regra é: respeite o limite do seu corpo. É importante ficar atento às respostas do seu organismo a cada movimento e sua reação após os exercícios - aumentando a intensidade progressivamente, sempre de acordo com sua capacidade e necessidade.


Também é fundamental nunca deixar de fazer o aquecimento e o alongamento. Aquecer faz com que músculos, tendões, ligamentos, coração e pulmões se adaptem ao esforço que vão realizar. E o alongamento, por sua vez, garante o relaxamento da musculatura e maior flexibilidade.


Além disso, a orientação de um profissional pode ser determinante na prevenção de lesões, principalmente se você for iniciante no esporte. Após uma avaliação médica, é possível saber se há algum tipo de impedimento que possa interferir na sua saúde e, assim, iniciar a prática com orientação e suporte para alcançar seus objetivos dentro do seu tempo - e lembre-se de sempre avisá-lo quando sentir dor.


Para o tratamento, dependendo das lesões esportivas, é fundamental procurar um médico - ou no caso de já ter um acompanhamento profissional, contatá-lo sobre a lesão -, e como dito acima: não se automedique ou insista na prática de exercício físico estando lesionado.


O médico responsável pode indicar sessões de fisioterapia, osteopatia, pilates e até mesmo acupuntura. Também é comum haver indicação de medicação, repouso, compressas de gelo e, em casos mais graves, até mesmo a necessidade de cirurgia.


Fisioterapia esportiva


Junto a isso, não se pode falar de prevenção e tratamento de lesões esportivas sem mencionar a fisioterapia esportiva!

A fisioterapia esportiva é uma área da fisioterapia convencional que contempla todas as questões abordadas no conteúdo, focada na recuperação de atletas e de praticantes de exercícios físicos em modalidades esportivas. O objetivo é prevenir e tratar as lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular.


Além disso, o fisioterapeuta proporciona o retorno ao esporte no menor prazo possível. Por meio do diagnóstico funcional e dos exames clínicos do paciente, é possível instituir métodos fisioterapêuticos específicos e acompanhar a evolução do tratamento.


O fisioterapeuta desportista prepara os atletas para competições, previne lesões e dores em pessoas que praticam atividades físicas e recupera as contusões ocasionadas pelo esporte. Atuando, também, na prevenção do retorno das lesões e outras contusões decorrentes delas, tais como luxações, lesões em ligamentos, tendinites, entorse e fraturas.


Onde tratar em Canoas?


Identificou algum destes sintomas?


Na Vittal Fisio Canoas, nossa equipe costuma conduzir esses casos da seguinte forma: primeiramente, o paciente passará por uma avaliação com um de nossos médicos fisiatras. No encontro, será informado ao médico a frequência da prática, se já possui algum sintoma de lesão ou desconforto e o exame para a recomendação das sessões com nossos fisioterapeutas.


Após essa primeira fase, o fisioterapeuta - depois de conhecer o histórico e as sugestões com o médico fisiatra - desenvolverá uma série de exercícios de alongamento e relaxamento adaptados à necessidade do paciente, com o intuito de aumentar sua flexibilidade e disposição.


A nossa equipe de fisioterapeutas têm desenvolvido um trabalho incrível com aqueles que incluem a prática em sua rotina, garantindo a devida atenção aos seus objetivos e preservando sua saúde - tudo isso em ambientes reservados e adaptados para a técnica, para proporcionar aos nossos pacientes um local de confiança e tranquilidade!


Ficou curioso? Entre em contato conosco e agende uma consulta!


O importante para a gente é a sua saúde!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo