• VITTAL FISIO

PATOLOGIAS FREQUENTES NA VITTAL FISIO CANOAS: Condropatia patelar!



Essa semana fizemos uma publicação em nossa página do instagram focando na patologia chamada de Condropatia Patelar.


Nossa ideia para o site e mais precisamente para o blog, além de repassar a informação correta sobre os meios de tratamento através da fisioterapia e MTC'S (Medicina Tradicional Chinesa) também é relatar o dia a dia da nossa clínica de fisioterapia em Canoas. Nesses conteúdos pretendemos trazer depoimentos da nossa equipe contando um pouco das suas experiências profissionais dentro da Vittal, depoimentos de clientes sobre a sua trajetória e recuperação e obviamente, informações sobre as principais patologias que atendemos e que recebemos dúvidas frequentes! Afinal, o nosso interesse com este meio de comunicação é o de repassar o máximo de informações corretas e importantes para os nossos pacientes e interessados(as) no assunto.


Então vamos lá:

Uma das patologias que atendemos com frequência na @vittalfisiocanoas é a de condropatia patelar. A doença ocorre quando acontece um excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela.

O termo condromalácia signfica "amolecimento da cartilagem", e pode se manisfestar de maneira lenta através de exercícios exagerados e feitos de maneiras equivocadas. Movimentos habituais como agachamentos, corridas, descer e subir escadadas e lesões não tratadas da maneira correta também podem desecandear o desgaste desta cartilagem, provocando dores intensas e desconforto para movimentação da articulação do joelho.

O tratamento fisioterapêutico pode ser considerado conservador e extremamente cuidadoso, dificilmente ele reverterá o quadro de lesão da cartilagem e por este motivo é necessário que sempre haja uma avaliação antes de se iniciar a fisioterapia, para que o profissional seja capaz de traçar um plano de reabilitação com o conhecimento do grau da lesão do paciente e de suas limitações.

A Fisioterapia específica para a condropatia patelar visa a melhora do deslizamento da patela sobre o sulco troclear no fêmur. Mas acima de tudo, podemos dizer que um dos principais focos no tratamento fisioterapeutico neste caso é o reequilíbrio muscular e a correção do "mal alinhamento" da patela, diminuindo a dor e o processo inflamatório no local e promovendo a flexibilidade e força muscular, além da consciência corporal e o retorno as atividades físicas de forma adequada. Durante o tratamento são incluídos exercícios de alongamento e fortalecimento musculares como mobilização articular, bandagem e propriocepção.



A Vittal ressalta a importância do alongamento muscular.É recomendado que se alonge principalmente os músculos:

- ísquios tibiais dando ênfase ao bíceps femoral e aos gastrocnêmios;

- abdutores e adutores de quadril enfatizando o tensor da fáscialata;

- trato iliotibial;

- quadríceps;

- glúteos máximo e médio;

Podemos dizer então que no quadro de Condropatia Patelar dificilmente terá a reversão total do grau de lesão da cartilagem, porém os resultados que a fisioterapia pode trazer são extramemamente satisfatórios, pois aliviam as dores, auxiliam no alinhamento da patela, no equilíbrio muscular e contribuem de forma efetiva para a qualidade de vida e a volta a prática esportiva - sempre de acordo com a condição do paciente e a avaliação do fisioterapeuta.


Algumas recomendações no tratamento da Condropatia Patelar:

- A diminuição dos exercícios de alto impacto, como o futebol, natação, volêi... Ou algo que você esteja praticando e levantando suspeitas para a causa da lesão;

- O reforço dos músculos "fracos" para reequilibrar biomecanicamente o joelho! E claro, exercícios leves de baixo impacto;

- SEMPRE praticar o alongamento pós exercícios; Alongar as estruturas posteriores da coxa é muito importante no tratamento da condromálacia patelar;

- Colocar gelo no joelho esticado após os exercícios por 20 minutos;

- A boa postura e o evitar de cruzar as pernas por longos períodos;

- A perda de sobrepeso também ajuda muito no tratamento;




Caso você sinta algum desconforto ou dor (mesmo que seja suave) ao exercer qualquer um dos movimentos citados acima, recomendamos que faça imediatamente um exame com um profissional da área de fisioterapia ou fisiatria.

O importante para a gente é a sua saúde!


#vittalfisio #fisioterapiacanoas #physio #physiotherapie #medicina #MTC #cuidado #qualidadedevida #saude #condropatiapatelar #exercicios #alongamento #acupuntura #pilates #pilatescanoas #ventosaterapia #fisiatria #osteopatia #prevenir #tratramento #confiança #mudançadevida #reequilibrio #tratamentofisioterapeutico



16 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram