• VITTAL FISIO

Pós operatórios, a participação da fisioterapia


Passar por um procedimento cirúrgico não é algo simples. Sabemos, como seres humanos, que iremos enfrentar uma série de situações para obtermos de novo, a qualidade de vida que queremos. São inúmeras as preocupações: como a escolha do cirurgião que fará o procedimento, o local da cirurgia, a data e a ansiedade para o pós cirurgico. Mas poucas são as vezes que questionamos a nossa reabilitação pós o procedimento.E a fisioterapia? Onde a farei? Com quem? Qual é a importância dela?

Devemos ter em mente que a participação da fisioterapia é imprescindível para a melhora do paciente, pois é através dela que identificamos e maximizamos a qualidade de vida e o potencial de movimentos na prevenção, habilitação e reabilitação.

A fisioterapia não só ajuda na redução da dor, mas também restaura a mobilidade e flexibilidade, aumenta a amplitude dos movimentos das articulações, fortalece os músculos e ajuda a manter a postura correta do corpo.

É comum que pós o procedimento cirurgico o paciente desenvolva receito de movimentar o membro, em qualquer dos procedimentos a evitação da articulação envolvida é um fenômeno presente no pós-operatório. Primeiro, porque o corpo quer proteger de mais lesões e o seu cérebro quer que o local operado se recupere bem e com segurança. Este receito porém, traz possibilidades de sérias consequências, pois o movimento criteriosamente realizado é necessário para a recuperação ativa, funcional e saudável após a cirugia.



São diversos os casos de tratamentos pós cirugicos que recebemos na Vittal Fisio, mas podemos dizer que os principais são pós operatórios de ombros (reconstrução de MR), pós operatórios de joelhos (reconstrução de LCA e meniscectomia) e tendão de aquiles. A postura que adotamos nestes casos são bem específicas, sendo compreesivos e dedicados com os nossos pacientes, realizamos um diagnóstico mais amplo, capaz de avaliar e planejar um tratamento adequado e coloca-lo em prática com finalidades como:

diminuir a sensação de dor, tensão musculares e medos (o receito da movimentação que falamos acima), aumentar a circulação dos membros, facilitar a cicatrização da cirurgia, aumentar a flexibilidade, diminuir a possibilidade de fibrose e aderência cicatricial, manter os músculos ativos e acelerar (com responsabilidade) a força muscular.

Mas tudo e todo o trabalho segue para o mais esperado pelo paciente e pelo fisioterapeuta: o retorno as atividades diárias com saúde.



Nosso trabalho aqui é conscientizar a relevância da fisioterapia nos procedimentos pós operatórios, a funcionalidade da mesma no desenvolver da reabilitação do paciente, sendo capaz de entender o medo do movimento, mas com paciencia e profissionalismo, ensina-lo que é sim possível retornar ao dia a dia com mais entendimento e responsabilidade com o nosso corpo. ♥


O importante para a gente é a sua saúde!


Quer agendar uma consulta conosco? Basta acessar o nosso site - www.clinicavittalcanoas.com - ou entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494



8 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram