Os principais benefícios da Acupuntura

No último post, falamos brevemente sobre a história da acupuntura. Hoje, iremos compartilhar com vocês alguns dos principais benefícios que acreditamos que a acupuntura pode trazer como recurso terapêutico:

1. Nas dores e processos inflamatórios: O método costuma trazer excelentes resultados para dores de origem muscular-esquelética como um trauma, uma artrose, alguma tensão emocional, erros de postura e alguma lesão dos tecidos moles.

2. Nas doenças e patologias psíquicas: Traz melhoras em doenças neurovegetativas, doenças psicossomáticas, insônia ou estresse, depressão e outros transtornos psíquicos.

3. Nas doenças viscerais: Ajuda progressivamente pessoas que sofrem de asma, bronquite, gastrite, angina de peito e a própria rinite.

4. Nas doenças e sintomas neurológicos: Como enxaquecas, celaféias tensionais, celaféias cervicogênicas ( que podem ser desencadeadas por alguma tensão, preocupação, ansiedade ou estresse podendo ocorrer um excesso de contratura muscular na região do pescoço, ombros, músculos e etc), enxaquecas menstruais, fibromialgia (dor ou fraqueza muscular generalizada) ou mesmo por alguma dor neuropática (sensação de dor que pode ocorrer em mais de uma parte do corpo, sendo associada a doenças que afetam o sistema nervoso central , ou seja, os nervos periféricos, a medula espinhal ou o cérebro).

A durabilidade do tratamento com a técnica da acupuntura depende da patologia apresentada pelo paciente, da evolução dos sintomas, da gravidade e mesmo de um histórico de tratamento que já pode ter sido realizado.

O próprio efeito terapêutico também varia muito, tendo um tempo de duração menor no inicio do tratamento e com o decorrer das sessões o aumento do efeito pode chegar em até 3 dias de durabilidade, dúvida que respondemos frequentemente na nossa clinica de fisioterapia em canoas.

Ressaltamos que é de extrema importância reconhecer todos os benefícios colocados acima no texto, pois são inúmeras as melhoras que o método pode trazer para a qualidade de vida do paciente, e sua funcionalidade por muitas vezes é desconhecida, principalmente em patologias recorrentes como as doenças viscerais, que geralmente são tratadas de formas irregulares ou mesmo com irresponsabilidade pelos portadores.

Já que a acupuntura pode agir como analgésico, relaxamento muscular, anti--inflamatório, anti-depressivo e a melhora da imunidade do individuo.

Aqui na Vittal Fisio Canoas, nós priorizamos não apenas um bom atendimento, mas o esclarecimento da importância dos métodos que aplicamos com nossos pacientes.