• VITTAL FISIO

Os benefícios da Ventosaterapia


A Medicina Tradicional Chinesa vem ganhando cada vez mais espaço no tratamento de diversas patologias, contando com inúmeras técnicas minimamente invasivas que são capazes de promover bem estar e qualidade de vida para os pacientes.


Nesse cenário, a Ventosaterapia se tornou uma das técnicas mais procuradas no país e no mundo, proporcionando - além do controle da dor - o controle da ansiedade e o aumento da circulação sanguínea.


Trata-se de um método milenar e de aplicação simples que, por meio de ventosas, desenvolve vácuos por sucção da pele e traz diferentes estímulos que liberam as toxinas existentes no sangue, beneficiando o tratamento e a saúde como um todo.


Mas quais são esses benefícios? Como a ventosaterapia age no organismo? A fim de esclarecer essas dúvidas, a Vittal Fisio produziu esse conteúdo falando um pouco sobre a aplicação e as diversas vantagens da técnica.


Boa leitura!

O que é ventosaterapia?

A Ventosaterapia é um tratamento que tem como objetivo melhorar a circulação sanguínea em uma determinada área do corpo.


O efeito do vácuo que a ventosa produz faz com que a pele seja "sugada", trazendo como resultado o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos do local. Esse efeito produz maior oxigenação destes tecidos, o que permite a liberação das toxinas do sangue e dos músculos com maior facilidade.


Ou seja, quando liberados pelo vácuo, os tecidos são nutridos pelo O2 - esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.


Na Fisioterapia, a técnica é associada para liberar as tensões na coluna, principalmente na lombar - e como a ventosa favorece a liberação da musculatura, também é facilmente encaixada nas áreas de Ortopedia.


Como é a aplicação?


Para iniciar, é aplicada uma ou mais ventosas onde existe uma boa camada de tecido e vai sempre de acordo com a necessidade do paciente, sendo os locais mais comuns de aplicação as costas, trapézios e braços - principalmente por possuírem maior tensão muscular.


Sendo assim, o tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas; inchaço nos braços, pernas ou pés; dor nas articulações e também como terapia complementar.


Durante a sessão, pode ser realizada uma massagem no local (ventosa deslizante) que, além de terapêutica, é uma excelente ferramenta para o manejo da ansiedade. A intensidade da sucção da ventosa, por sua vez, depende do grau da patologia apresentada - bem como a duração das sessões, que podem variar de 5 a 10 minutos dependendo da região e do caso do paciente.


Quais seus benefícios?

Atualmente há diversos estudos científicos que provam a eficácia e a segurança do método, quando realizado por um profissional devidamente habilitado. Através de pequenos copos e por meio de sucção, a terapia com ventosa promove efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuromoduladores. E como dito anteriormente: vai além de um tratamento para dor, se tornando um processo que atua também na saúde do organismo.


Sendo assim, o procedimento com ventosas pode ser benéfico no tratamento de inúmeras patologias e diferentes quadros clínicos. Principalmente em um contexto de tensão emocional e estresse excessivo, uma vez que o método auxilia no funcionamento do organismo e contribui para o relaxamento do corpo e da mente.


Isso porque os seus principais benefícios incluem:


  • Aumento da circulação sanguínea local;

  • Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;

  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos;

  • Relaxamento dos músculos;

  • Eliminação da tensão muscular;

  • Estimulação dos pontos da acupuntura;

  • Melhora na oxigenação dos tecidos.


Na grande maioria dos casos, já é possível perceber os benefícios do tratamento a partir da primeira sessão. O alívio das dores e tensões, assim como o relaxamento, costuma ser imediato, trazendo sensação de bem estar ao paciente.


Onde tratar em Canoas?


Aqui na Vittal Fisio Canoas, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e capacitados, responsáveis pela aplicação da Ventosaterapia na Clínica - onde têm desenvolvido um trabalho incrível com aqueles que incluem a prática em sua rotina, garantindo a devida atenção aos objetivos e condições dos pacientes.


Além disso, nós possuímos ambientes reservados e adaptados para a técnica, tudo para proporcionar aos nossos pacientes um local de confiança e tranquilidade!


Ficou curioso? Entre em contato conosco e agende uma consulta!


3 visualizações0 comentário