• VITTAL FISIO

Os benefícios da Reeducação Postural Global (RPG)



Os problemas posturais têm se tornado cada vez mais frequentes, principalmente com atuais hábitos envolvendo a má postura - como sentar-se de forma inadequada por horas, o excesso de peso das bolsas ou mochilas, e o home office sem a estrutura ideal.


Além de provocar as dores musculares, os problemas posturais também podem desencadear alterações na coluna que tendem a se agravar se não tratadas com o tempo. Nesse cenário, conhecer um pouco mais sobre a Reeducação Postural Global (RPG) pode ser bem interessante.


Essa metodologia, já bastante difundida no universo da fisioterapia, vem ganhando cada vez mais espaço, sobretudo, por melhorar consideravelmente a qualidade de vida de muitos pacientes. É um método revolucionário e com domínio imenso de conhecimento da biomecânica, tendo como principal intuito ajustar a postura através da aplicação de técnicas e exercícios específicos.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global (SBRPG), o RPG é um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia e, atualmente, conta com mais de 20 mil profissionais que atuam em quase todo o território brasileiro.


Mas, ainda assim, a técnica é bastante recente e cercada de diversas dúvidas, além de pacientes que não conhecem o tratamento a fundo. Por isso, desenvolvemos esse conteúdo a fim de contar um pouco mais sobre a metodologia, seus objetivos e, principalmente, seus benefícios.


Boa leitura!


O que é a RPG?


A reeducação postural global (RPG) consiste em exercícios e posturas usadas dentro da fisioterapia para combater alterações da coluna - como escoliose, corcunda e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, dores nos joelhos, quadril, etc.


Um dos maiores diferenciais dessa metodologia é a valorização da função estática dos músculos que, quando muito solicitados, podem encurtar e perder a flexibilidade, reduzindo os arcos de movimento e deformando o corpo. Assim, um dos princípios da RPG é identificar e alongar os músculos responsáveis por essas alterações.


A partir daí, o método permite desenvolver a capacidade de movimentação normal das articulações, além de promover a manutenção de uma postura adequada através de três procedimentos: alongamento, tração e respiração. Estes processos são considerados essenciais para a execução do tratamento.


Sendo assim, a Sociedade Brasileira de RPG baseia a metodologia em três princípios fundamentais:


- Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;

- Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)

- Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.


A técnica pode (e deve) ser indicada para todas as faixas etárias, se aplicando a todas as patologias que requerem fisioterapia - como problemas morfológicos e posturais, lesões articulares, patologias reumáticas, doenças respiratórias, dentre outras.


Como é o tratamento?



O tratamento da RPG pode ter algumas variações de acordo com cada país, cada profissional e, principalmente, com o quadro físico do paciente. Ela deve ser aplicada exclusivamente por fisioterapeutas que fizeram uma especialização na técnica e encontram-se tecnicamente capacitados a aplicar os seus princípios.


No tratamento, o fisioterapeuta analisa toda a postura do paciente, indicando os exercícios ideais para fortalecer os músculos mais fracos, e alongar também os tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo. Na sessão, o paciente adequa a respiração para manter os músculos parados enquanto estiver na postura adequada.


Por vezes, durante a sessão de RPG, ainda são realizados outros exercícios indicados para o tratamento das dores ou lesões. Pois o grande diferencial da Reeducação Postural Global, é que ela não se limita apenas a tratar a dor, mas sim as causas - isso por meio do trabalho com o tônus muscular (força do músculo) e dos estímulos musculares.


Em geral, são feitas consultas de uma a duas vezes por semana, com duração de cerca de uma hora ou mais — indo de acordo com as necessidades do paciente e da indicação médica. Mas em uma primeira avaliação já é possível ter uma noção do tempo que deve ser dedicado.


A RPG identifica-se pelo atendimento individualizado, ou seja, a intensidade e duração do tratamento (bem como a aplicação de suas técnicas) variam de paciente para paciente, dependendo da patologia apresentada, do estágio desta patologia e da resposta aos estímulos.


RPG e Pilates


O Pilates é considerado uma das atividades mais completas, pois promove a correta utilização das forças que atuam sobre o corpo, dos princípios de equilíbrio e gravidade em cada movimento. Assim, melhora as relações musculares e traz presença e consciência corporal.


Este tem como finalidade a prevenção de dores, focando no fortalecimento, no tônus e na resistência do corpo, além de ajudar na concentração e coordenação motora.


Já a RPG - como dito acima -, realiza um trabalho de correção postural, alívio de dores e reorganização muscular. Este, pode ser complementado com o Pilates de forma a manter e melhorar o trabalho muscular e postural, prevenindo recidivas.


Ou seja: no sentido de dar respostas, tanto para correção postural quanto para tratamento de problemas da coluna vertebral, a RPG e o Pilates são dois métodos bastante benéficos.


Ao associar a Reeducação Postural Global e o Pilates, temos um trabalho completo no tratamento da dor, da correção postural e do equilíbrio músculo-esquelético, além da melhoria na respiração, na prevenção de novas lesões e no reaparecimento da má postura.


Quais os benefícios da RPB?



Para finalizar, destacamos que os benefícios da reeducação postural global são diversos, garantido bem estar e qualidade de vida no dia a dia dos pacientes.


As mudanças e evoluções podem ser percebidas desde as primeiras sessões, onde o indivíduo adquire uma consciência corporal de sua postura - fazendo com que ele tenha uma nova percepção já em um primeiro contato.


Na RPG os exercícios são indicados sem recomendação generalizada, contando com a individualidade de cada pessoa e suas características únicas - que devem sempre ser levadas em consideração.


E, sendo assim, a técnica pode ser muito positiva para os mais variados grupos de pessoas e, em curto, médio e longo prazo, ter a capacidade de trazer um grande número de benefícios para os seus pacientes. Tais como:


  • Combater a dor nas costas e realinhar a coluna;

  • Eliminar a dor ciática;

  • Curar torcicolo;

  • Corrigir o posicionamento dos joelhos;

  • Tratar hérnia de disco;

  • Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações, como a dor crônica do quadril;

  • Eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;

  • Eliminar a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;

  • Melhorar a respiração por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios;

  • Melhorar o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais virado para frente.



Ficou curioso? Entre em contato conosco e agende uma consulta!


#RPG #homeoffice #postura #reeducação #cuidados #trabalhoemcasa #asuasaudeemprimeirolugar #covid19 #canoas #fisioterapiacanoas #rpgcanoas #unimed #fisioterapiaparticularcanoas #pilates #conhecimento #qualidadedevida #comosersaudavelemcasa #cuidedasuapostura #dorescorporais #doresdohomeoffice



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram