• VITTAL FISIO

O pilates e a terceira idade: Novos desafios e práticas que renovam a alma e a rotina!


No último post falamos um pouco sobre a história e os benefícios do pilates de um modo geral.

Hoje, falaremos sobre o método com foco na terceira idade. Sim, o pilates também é altamente recomendado para pessoas na terceira idade. Isso, porque com o amadurecimento torna-se cada vez mais necessário cuidar da saúde, dando atenção para as mudanças físicas e orgânicas, e priorizando a qualidade de vida. E priorizar a qualidade de vida significa que nesta fase a pessoa tem que estar aberta possibilidades e oportunidades para novas atividades diárias.

E uma das atividades que tem sido mais apontada para a prática na terceira idade é justamente o pilates. São muitos os benefícios que o método proporciona, tais como o alívio de dores musculares, a maior percepção dos movimentos, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, o aumento da flexibilidade e o alívio de estresse. Mas, o pilates acima de tudo, reforça seis princípios que fazem toda a diferença: A concentração, o controle, a precisão, o centro de forças, a respiração e os movimentos fluídos.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses princípios:

A parte da concentração é trabalhada durante toda a execução da prática no pilates, pois é necessário que cada movimento seja realizado com a maior eficiência possível, promovendo o equilíbrio entre o corpo e a mente.

O controle representa a inclusão da atividade motora e visa normalizar de forma suave e harmônica o movimento. Isso tem como resultado a atenção e preocupação do praticante em todos os seus movimentos, dentro e fora do método, evitando contrações musculares.

Na precisão, o que vemos é a aprimoração entre o controle e o equilíbrio de diferentes músculos envolvidos em um movimento.

O centro de forças é considerado o controle corporal, constituído por músculos como: o reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome, eretores profundos da espinha, extensores, flaxores do quadril, junto com os músculos que compõe o períneo. Todos eles formam uma estrutura de suporte e são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura durante a prática do pilates proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico.

Já a respiração é, e sempre foi de extrema importância para qualquer exercício, mas no pilates para a terceira idade ela é o fator primordial no início do movimento. Favorece o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais. Este ciclo é aconselhado pelo método na ordem:

1. Inspiração torácica

2. Expiração do tórax superior

3. Expiração do tórax inferior

4. Expiração abdominal

O ciclo sincronizado ao mesmo tempo da ação muscular, favorece o aumento da ventilação pulmonar a melhora da oxigenação tecidual.



E por fim, o movimento fluído durante a prática para a terceira idade deve ser executado de forma controlada e contínua, apresentando fluidez e leveza, absorvendo os impactos do corpo com o solo e usando da inercia, contribuindo para a manutenção da saúde e do corpo.

Além de levantar a auto estima do praticante, pois o mesmo se vê realizando uma série de exercícios que até então, não se julgava capaz de fazer.

Mas antes de iniciar o método, cada paciente passa por uma avaliação com um de nossos fisioterapeutas, onde avaliaremos seus hábitos e limitações. Pós essa avaliação e dentro do diagnóstico do profissional, é criado uma série de exercícios específicos respeitando o histórico e condição do paciente.

A Vittal Físio tem como foco, garantir a lembrança de que, não existe idade para começar novos desafios e metas, e que é possível incluir o pilates como uma das suas atividades diárias. Não são somente visando todos os benefícios citados acima, mas adquirindo a certeza da sua capacidade e melhora como pessoa.

Como diria Joseph Pilates: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”


#fisioterapia #fisioterapeuta #fisio #fisioterapiacomamor #fisiologia #foco #anatomiahumana #resistencia #fisioterapiaintensiva #physicaltherapy #terapiamanual #physio #physiotherapist #pilates #saude #medicina #reabilita #exercise #motivation #vivamelhor #vittalfisio #terceiraidade

4 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram