• VITTAL FISIO

Lesões do Judô e Jiu-Jitsu - O Entorse


Vivemos em uma momento onde a prática de esportes e o cuidado com a saúde tem sido pauta e comportamento na vida da maioria das pessoas. Não só vivemos com um constante incentivo - seja ele por mídias sociais, pela televisão, pelas revistas ou por conversas - , como temos total consciência dos benefícios dessas práticas a nossa qualidade de vida e saúde.


Porém, existem riscos que devem ser debatidos e prevenidos! E nós, equipe da Vittal fisio, utilizamos deste espaço para ressaltar a importância desse cuidado, e onde, a fisioterapia ou a prática de medicinas tradicionais chinesas entram neste debate.


Vamos começar pelo Judô?


A prática do judô pode levar a uma série de lesões. Por ser um esporte de contato onde ocorrem diversas quedas e torções nas articulações do corpo, o risco é grande. Assim como lesões por esforço repetitivo como tendinites ou até mesmo o agravamento das mesmas pela falta do tratamento correto fazem parte dos riscos a saúde do atleta.


Os praticante de judô de nível competitivo são aqueles que mais sofrem traumas devido a pratica de alto desempenho exigida das competições. Tanto as lesões por esforço repetitivo quanto às decorrentes de quedas e torções pode ser tratada pela fisioterapia. E a fisioterapia pode também ser usada de forma preventiva buscando melhorar o equilíbrio e acelerando o processo de recuperação de sessões de treinos extenuantes.


Vamos iniciar hoje uma série de conteúdos relacionados a lesões no esporte. E o primeiro conteúdo é destinado ao entorse, uma lesão comum no joelho nos praticantes de Judô e Jiu-Jitsu. Você pode tirar suas dúvidas através do nosso formulário de contato na Home ou ligando para a Clínica Vittal Fisio pelo telefone 51+3051.8494.


Lesão do joelho - Entorse

Entorse


O entorse acontecem quando o pé é preso e o joelho é forçado para dentro, causando uma lesão nas estruturas internas do joelho chamadas de mediais. Essa lesão pode ser ainda pior caso ocorra uma rotação do fêmur.


O entorse tem três graus de lesão:


- Lesão no Ligamento Colateral Medial: o entorse pode lesionar o ligamento colateral medial que é estrutura localizada fora da articulação. Dependendo do grau de rompimento do ligamento o atleta pode ter uma cicatrização rápida e retornar a prática do esporte de 3 a 6 semanas. A fisioterapia pode auxiliar e acelerar a recuperação.


- Lesão no Menisco Medial: essa lesão já é mais séria precisando de uma ressonância magnética além de uma avaliação mais detalhada. A lesão ocorre dentro da articulação, causando um derrame que é percebido pelo inchaço da articulação. Pode ser necessária uma artroscopia para tratamento da lesão. O atleta pode retornar a prática esportiva entre 2 a 3 meses e assim como a lesão do ligamento colateral medial a recuperação pode ser acelerada com fisioterapia.


- Lesão no Ligamento Cruzado Anterior: é o ligamento cruzado é um tecido fibroso que que junto com a ligamento cruzado anterior tem a função de unir os ossos do joelho ao fêmur e a tíbia. É uma lesão grave e necessita de cirurgia para correção. Em algumas situações é necessário é necessário o uso de enxerto vizinho, como tendão patelar, tendão semitendíneo, etc., para refazer o ligamento. A a lesão por entorse que necessita de maior tempo de recuperação ultrapassando os 6 meses.


A importância da Fisioterapia para a recuperação da lesão do entorse


Caso o atleta não faça fisioterapia para recuperar-se da lesão pode correr o risco de de desenvolver uma artrose precoce, prejudicando os meniscos e cartilagem articular.


O fisioterapeuta utiliza a fisioterapia manual com técnicas como osteopatia, RPG, Mulligan, etc., para promovendo a mobilidade articular e liberando a musculatura que fica em espasmo como mecanismo de defesa do corpo. É possível utilizar outros recursos manuais como a drenagem do edema para reduzir o inchaço, traumato-ortopedia para o fortalecimento muscular e hidrocinesioterapia para o ganho de força muscular e estabilidade articular.


Buscando uma recuperação completa o fisioterapeuta pode promover o fortalecimento dos músculos posteriores da coxa para proporcionar uma estabilização melhor do joelho no movimento de gaveta anterior.


Ou seja, é importante sim termos a atenção e cuidados necessários para que a prática do esporte seja completa e saudável.


Venha fazer uma avaliação com um de nossos médicos fisiatrias e fisioterapia para reforço muscular.


Para agendar um horário, basta entrar na HOMEe preencher nosso formulário que nossa equipe entrará em contato com você. Ou, se preferir, basta entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494!

0 visualização
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram