• VITTAL FISIO

Lesões do Ciclismo



O ciclismo é um dos esporte mais próximos da nossa vida. É comum cruzarmos por alguém andando de bicicleta, seja indo ao trabalho, por lazer, prática esportiva em grupos ou radicalizando em bikes bmx.


Aprendemos a andar de bicicleta desde criança e junto ganhamos cicatrizes e lembranças dolorosas de quedas.


Existem diversas modalidades de ciclismo competitivo: pista, mountain bike, estrada e bmx. Essas diversas formas de competição exige dos atletas um grande esforço físico aumentando o risco de quedas e lesões.


Dando continuidade na série de conteúdos que trata das lesões esportivas vamos apresentar as principais lesões dos atletas do ciclismo.

Dor Lombar


Protusão Discal


A protusão discal é uma protuberância, distensão ou saliência do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais da coluna vertebral. Essa saliência ocorre devido ao enfraquecimento do anel fibroso, causando o deslocamento do disco gelatinoso que envolve as vértebras, causando pressão nos nervos levando ao surgimento de dor, desconforto e até mesmo dificuldade para se movimentar.

Hérnias e fissuras de disco


O disco intervertebral é formado por uma camada interna e macia chamada de núcleo pulposo e uma camada externa rígida e rica em nervos chamada de ânulo fibroso.


O ânulo fibroso pode degenerar sofrendo fissuras e rupturas. A ruptura do disco pode ocorrer com o tempo de forma crônica ou após uma sobrecarga súbita.

Síndrome do piriforme


Conhecemos a síndrome do piriforme como a famosa dor no ciático! O músculo piriforme é um músculo achatado que se estende da base da coluna até a extremidade superior do fêmur.


O músculo piriforme pode ficar inflamado devido a pressão constante que sofre por localizar-se nas nádegas. Essa inflamação causa dor na nádega e dor na perna, na parte posterior da coxa, panturrilha e podendo chegar até os pés.

Dor no joelho


Tendinites patelar


A tendinite no joelho acontece é decorrente do esforço repetitivo dos movimentos do joelho. Geralmente acontece em atletas do basquete, futebol, tênis, corredores e até mesmo ciclismo. Devido a repetição constantes dos movimentos do joelho durante a corrida e desaceleração do movimento pode ocorrer a inflamação do tendão da patela. A inflamação pode causar dor na frente do joelho, inchaço, dificuldade nos movimentos e a sensação de endurecimento do joelho ao acordar.


Lesão cartilaginosa


A lesão cartilaginosa acontece nos meniscos, que são estruturas cartilaginosas que estão ligadas aos ligamentos do joelho e tem a função de absorver os impactos decorrentes dos movimentos de marcha, saltos e corridas. Essas cartilagens tem um alto potencial de deformação plástica que garante além de líquido sinovial que garante uma alta lubrificação da articulação.


Uma torção ou contusão pode causar uma lesão como uma distensão ou ruptura dos ligamentos e devido às propriedades histológicas da cartilagem tais como: poucas células ou hipocelularidade, avascularidade, é aneural, não possuindo terminações nervosas além de ser riquissima em agua. Isso dificulta muito uma reação inflamatória, tendo uma recuperação quase nula da lesão.


Condromalácia patelar


A patela pode sofrer um desgaste devido a traumas, sedentarismo, excesso peso, atividades físicas de alto impacto, desalinhamento do joelho e idade. A patela sofre uma degeneração da cartilagem articular causando inflamação e dor.

Cervicalgia


A cervicalgia causa dor na nuca que pode para os ombros e braços, desconforto com os movimentos da cabeça, dores de cabeça, rigidez na nuca, formigamento no pescoço e tonturas. É causada por lesões musculares, artrose das vértebras cervicais ou hérnia cervical decorrente da má postura ou por movimentos bruscos.


Lesão no Períneo


A lesão no períneo é causada pelo tempo que o ciclista fica sentado no banco, tipo de banco e a postura ao pedalar. A lesão causada pela compressão repetitiva dos vasos inguinais causa problemas inflamatórios na pele, cicatrizes, foliculite, lesões, nódulos perineais, inchaço crônico unilateral do grande lábio resultante de inflamações crônicas na região vulvar e perineal.

Ombro


Bursite ou tendinopatia degenerativa


A bursite é uma inflamação que ocorre entre os ossos, músculos e tendões. Geralmente ocorre nos ombros, mas pode ocorrer também no quadril, pés, cotovelos e joelhos. É causada pelo esforço repetitivo e envelhecimento de determinadas articulações, traumatismos, lesões por esforço, artrite e gota.


Mãos


Síndrome do Túnel do Carpo


Entre a mão e o antebraço encontra-se um nervo mediano no canal do carpo. Esse nervo pode sofrer lesões causadas por esforço repetitivo causando a Síndrome do Túnel do Carpo. A lesão causa dormência, formigamento, dor além da sensação de choque. Com o tempo surge a dificuldade de executar movimentos das mãos causando atrofia.


Síndrome do Canal de Guyon


Na região do carpo tem o nervo ulnar que conecta os dois ossos pequenos da região. Esse ligamento entre o nervo e os ossos do carpo é chamado de Canal de Guyon. A compressão do nervo ulnar pode causar dor, queimação no punho e mão, perda de sensibilidade do dedo mínimo e metade do dedo anelar, dormência nos 4º e 5º dedos, dificuldade de abrir os dedos.


Trauma no punho, lesões nos músculos e tendões, movimentos repetitivos com o punho, fraturas nos ossos do punho, além de artrite pode levar a Síndrome do Canal de Guyon.


A importância da Fisioterapia para a recuperação de lesões esportivas


Buscando uma recuperação completa o fisioterapeuta pode promover o fortalecimento e recuperação do movimentos dos músculos, articulações e tendões do atleta.


Ou seja, é importante sim termos a atenção e cuidados necessários para que a prática do esporte seja completa e saudável.


Venha fazer uma avaliação com um de nossos médicos fisiatras e fisioterapia para reforço muscular.


Para agendar um horário, basta entrar na “HOME” e preencher nosso formulário que nossa equipe entrará em contato com você. Ou, se preferir, basta entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494!


3 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram