• VITTAL FISIO

FISIOTERAPIA ESPORTIVA: início


Na primeira publicação de nosso site, comentamos que as informações sobre a área da fisioterapia ainda estão longe de serem totalmente exploradas. Acreditamos, que esta falta de conhecimento dos inúmeros benefícios do tratamento fisioterapêutico, seja o reflexo do descaso que temos com a nossa saúde, ou o quanto esperamos que o caso se agrave para procuramos a ajuda necessária.

Na maioria das vezes, não levamos a sério pequenos sinais que nosso corpo nos “mostra”: como um pequeno desconforto, uma leve dor em alguma região do corpo, o enrijecimento de algum músculo e etc. E isso ocorre, principalmente quando praticamos esportes que envolvam uma sobrecarga muscular.



Exemplo: Criamos a imagem de que um leve desconforto no pé pós uma corrida é algo normal e que em 99% dos casos pode não significar nada. Desta forma, não alongamos, não tratamos, não procuramos ajuda e seguimos praticando a corrida de forma inadequada, sem o reforço que o músculo precisa para exercer aquela distância na velocidade que você deseja, até que o desconforto passa a ser uma séria lesão.


Com o propósito de ressaltar algumas das áreas da fisioterapia, a equipe Vittal Fisio se predispôs a desenvolver uma série de conteúdos ligados a FISIOTERAPIA ESPORTIVA, entendendo a seriedade da prática da mesma nas mais diferentes áreas do esporte e também, como uma forma de alertar a importância do reconhecimento destes sinais que citamos acima: o desconforto, a dor, o enrijecimento dos músculos e entre outros que iremos citar.

Com base na Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, elaborada pelo Ministério da Saúde, a quantidade de atletas aumentou cerca de 194% no país entre os anos de 2006 e 2017.

De acordo com estes dados, a caminhada é o exercício físico mais comum, sendo praticada por 33% da população. Na sequência, aparecem a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%).

Isto significa que a tendência da população é incluir as práticas citadas acima no seu dia a dia, o que é ótimo para saúde, mas que precisa ser tratada com a importância e cuidados necessários que as práticas exigem.

Afim de descobrir o que os nossos seguidores no Instagram sabiam sobre “FISIOTERAPIA ESPORTIVA” realizamos uma enquete tendo como resposta que 87% das pessoas que participaram do questionamento não sabiam sequer o significado, mas 47% já haviam tido lesões por práticas de esportes e atividades físicas.

Equipe Vittal Fisio

Portanto, para começarmos com as informações sobre a área falada, realizamos uma entrevista com a nossa equipe de fisioterapeutas com a seguinte pergunta:

- AFINAL, O QUE É A FISIOTERAPIA ESPORTIVA?


Resposta:


A fisioterapia esportiva é uma área da fisioterapia convencional focada na recuperação de atletas e de praticantes de exercícios físicos em modalidades esportivas. O objetivo é prevenir e tratar as lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular.

Além disso, o intuito do fisioterapeuta é proporcionar retorno do indivíduo ao esporte em menor prazo. Por meio do diagnóstico cinético funcional e dos exames pertinentes ao caso clínico do paciente, é possível instituir métodos fisioterapêuticos específicos e acompanhar a evolução do tratamento.

O fisioterapeuta desportista prepara os atletas para competições, previne lesões e dores em pessoas que praticam atividades físicas e recupera as contusões ocasionadas pelo esporte. Fisioterapia Desportiva atua também no auxilio da prevenção do retorno das lesões e outras contusões decorrentes delas, tais como luxações, lesões em ligamentos, tendinites, entorse e fraturas. “


Agora que já esclarecemos a primeira dúvida – O que significa? - , pedimos para que todos fiquem atentos ao nosso site, instagram e facebook, pois iremos postar diversas dicas de prevenções, esclarecimentos, dúvidas sobre a fisioterapia esportiva, muitas vezes focando em um determinado esporte.




O importante para a gente é a sua saúde!


#fisioterapia #fisioterapeuta #fisio #fisioterapiacomamor #fisiologia #foco #anatomiahumana #resistencia #fisioterapiaintensiva #physicaltherapy #terapiamanual #physio #physiotherapist #pilates #saude #medicina #reabilita #exercise #motivation #vivamelhor #vittalfisio #change #strong #gymmotivation #rs #determinação #funcional #treinamentocrossfit #crossfit #crossfitgirls #treinamentoesportivo #esportes #esportesaude #fisioterapia #reabilitação #foco #fisioterapiacanoas #mtc #recuperação #osteopatia #ventosaterapia #acupuntura #fisiatria #medicina #cuidado #atendimentopersonalizado #lifestyle #cuidado #vittalfisio #terceiraidade #idoso #terceiraidadecomsaude #skate #trasher #skate #skateboarder #skaters #skatefun #skateeveryday #patines

19 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram