Fisioterapia e Nutrição - PARTE 1 - Pacientes com sequelas de AVC

A Clínica Vittal e a Nutrição

Buscando somar as especialidades em nossa clínica, estaremos incluindo a nutrição como especialidade, a fim de tornar toda a experiência e atendimento complementar.

Para aqueles que praticam atividades físicas, a fisioterapia e uma alimentação equilibrada são boas aliadas para reduzir riscos de lesões e danos musculares, bem como aumentar o desempenho e reduzir o cansaço.

O nutricionista é o profissional habilitado para adequar às necessidades nutricionais e alimentares as realidades dos pacientes, através de atividades educacionais e atendimento individualizado.

A importância da nutrição no processo de recuperação

A alimentação pode ficar prejudicada durante o processo de recuperação de uma lesão. A dificuldade de se alimentar em certas condições pode causar uma perda de peso acelerada ou o aumento do peso em outras condições. Durante esse processo o nutricionista se torna um grande aliado, promovendo uma recuperação saudável.

A nutrição pode auxiliar na recuperação de diversas maneiras. Cada lesão ou doença pode encontrar benefícios na nutrição.

Buscando ampliar e dar acesso a conteúdos exclusivos aos nossos clientes e usuários que nos acompanham, iniciaremos a série “Fisioterapia e Nutrição”. Vamos disponibilizar conteúdos que abordem a nutrição dentro da ótica da fisioterapia.

A Vittal possui nutricionista especializada na recuperação de pacientes com lesões e problemas musculares além de pacientes com problemas neurológicos ou com sequelas de AVC. Entre em contato conosco e agende uma consulta com nossa nutricionista.

Nutrição para pacientes com sequelas de AVC

O nutricionista faz uma Avaliação Nutricional do paciente, identificando diversos fatores que podem interferir na alimentação do paciente. A disfagia por exemplo pode causar tosse, pigarro, regurgitação nala, emagrecimento, resíduos na cavidade oral e fala anasalada.

Além disso a disfagia está associada a diversas complicações que podem até mesmo levar à morte. Complicações pulmonares por aspiração de saliva e/ou alimento, desnutrição, desidratação e hospitalização prolongada, são fatores que colaboram para um quadro clínico de morbidade.

Avaliação do nutricionista para pacientes com sequelas de AVC

• Paciente deambula? É importante saber se o paciente consegue locomover-se e se consegue qual o esforço envolvido nos movimentos.

• Paciente está acamado? Se estiver qual o peso, altura. Podem ter aumento de úlceras por pressão e infecções.

• Paciente agudo? Possui alguma necessidade aumentada?

• Paciente crônico? Normometabólico? Tem alguma doença associada?

• Te convulsões? Isso pode causar aumento de consumo energético.

• Catabolismo prolongado? Ocorreu diminuição da massa magra, resposta imune e cicatrização.

Fisioterapia em pacientes com sequelas de AVC

É determinante no processo de recuperação pós-AVC o início das sessões de fisioterapia ainda na fase elástica quando a musculatura ainda está maleável e hipotônica facilitando a aplicação dos exercícios e técnicas no paciente.

É recomendado a procura de um fisioterapeuta especializado em neurologia, onde o mesmo vai conduzir o tratamento fisioterápico buscando restabelecer a área motora e cognitiva do paciente.

+Benefícios do tratamento fisioterápico especializado

• Reabilitação motora e cognitiva

• Prevenção de contraturas

• Normalização do tônus postural

• Reintegração social

• Fortalecimento muscular

• Restabelecimento do equilíbrio

• Recuperação da amplitude dos movimentos

• Estimulação elétrica neurofuncional (FES)

• Estimulação da sensibilidade

• Melhora do movimento de marcha e trocas posturais

• Alongamento muscular

A importância da Fisioterapia para a recuperação de AVC’s

Buscando uma recuperação completa o fisioterapeuta pode promover o fortalecimento e recuperação do movimentos dos músculos, articulações e tendões do paciente.

Ou seja, é importante sim termos a atenção e cuidados necessários para que o paciente restabeleça de forma completa e saudável sua vida.

Venha fazer uma avaliação com um de nossos médicos fisiatras e fisioterapia para reforço muscular.

Quer marcar uma consulta? Basta acessar nosso site ➖ www.clinicavittalcanoas.com ➖ ou entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494!