• VITTAL FISIO

"Find, fix and leave": A Osteopatia.


Há poucos anos atrás, quando pensávamos em dor, logo associávamos a ideia de tratamento a medicações ou, em casos mais extremos, a medidas cirúrgicas.

Mais invasivas e agressivas, as alternativas para as melhoras das patologias traziam alguns efeitos colaterais desgastantes para os pacientes.

Estes métodos de tratamento ainda são utilizados, e, em muitos casos, necessários. Não há dúvidas sobre a importância de ambos na área da saúde.

Entretanto, com o tempo e o avanço da medicina, outros métodos menos invasivos foram sendo indicados e praticados pelos profissionais da área, o que alguns chamam de “o grande avanço da medicina.”

Pensando em outros meios de diminuir, aliviar e tratar dores, a fisioterapia, a medicina tradicional chinesa que inclui a acupuntura e ventosaterapia (métodos que já foram abordados no nosso site) e o próprio pilates, trouxeram outros meios de diagnosticar e tratar problemas que nos acompanham como seres humanos desde o início.

Para isso, foi preciso uma série de estudos e avanços para que não apenas os nossos médicos entendessem e as aplicassem, mas também, para que os pacientes os entendessem e os procurassem através de orientações e informações sobre.

Encaramos como uma missão na Vittal Fisio, essa orientação e informação a respeito dos meios de tratamento que trabalhamos e, aos quais citamos acima. Hoje, falaremos sobre mais uma especialidade que exercemos na clínica, a Osteopatia, guiada pelo nosso fisioterapeuta Thiago Susin.

O nome deste método pode parecer novo para você, mas a técnica é aplicada desde 1874, quando o médico americano Andrew Taylor Still durante a guerra civil no final do século XIX , através da observação e investigação, fez uma correlação entre as patologias e suas manifestações físicas.


A base da Osteopatia é o conhecimento profundo da anatomia humana, tendo como filosofia o princípio de que tudo está interligado e como todos os sistemas interagem entre si, a ideia de que, para que o tratamento tenha o resultado esperado, é necessário que estejam em equilíbrio. “Find, fix and leave”, ou seja, determinar a causa, tratar e deixar o corpo se reestabelecer.

O método pode ser utilizado desde tratamentos pediátricos até a terceira idade, pois age como meio de diagnóstico e tratamento utilizando recursos manuais (mãos como técnica de trabalho). Considerada uma das disciplinas da medicina alternativa ou terapêutica não convencional, uma vez que os seus princípios são diferentes: Utilizando técnicas terapêuticas manuais, entre elas, a manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações), o profissional deve focar na pessoa e nas causas da doença, e não somente em tratar diretamente o problema, isolando os fatores que o causaram.

O paciente geralmente passa por uma avaliação detalhada, após esta etapa, serão feitos alguns testes específicos para diagnosticar a causa do problema, colocando em prática a técnica manual a fim de aliviar os sintomas do paciente.

Algumas patologias que a Osteopatia pode tratar:


1. Escoliose: Condição na formação da coluna vertebral, que faz com que ela seja torta para as laterais e tenha uma formato semelhante a um “S”.

2. Hérnia de disco: Problema que ocorre quando um disco invertebral (responsável por ligar as vértebras da coluna e amortecer o contato delas) se desgasta ou se desloca.

3. Lombalgias: Nada mais do que a dor na lombar, geralmente descrita como “costas travadas.” O incomodo pode chegar a se estender pelas nádegas e parte das coxas.

4. Síndrome do túnel do carpo: Caracterizado pela compressão de um nervo que se situa entre as mãos e os punhos, o mediano no canal do carpo. Essa síndrome é causada geralmente pela lesão por esforço repetitivo, traumas ou inflamações.

5. Ciática: A ciática ou dor no nervo ciático é causada pela inflamação ou compressão desta parte do corpo. O nervo ciático começa no final das costas e vai até os pés, sendo o maior do nosso corpo.



Incrível, não? Essas e muitas outras patologias podem ser tratadas através da Osteopatia.

Ficou curioso? Faça uma consulta com o nosso fisioterapeuta responsável.



Para agendar, basta entrar na nossa “home” e preencher o cadastro de agendamento que iremos entrar em contato com você, ou se preferir, pode ligar para o número 051 3051.8494!

O importante para a gente é a sua saúde!



#osteopatia #osteopatiacomamor #curiosidadesdasaude #historia #andrewtaylorstill #saudeemprimeirolugar #anatomiahumana #patologias #patologiasdocorpo #doresnocorpo #tratamentoconversavador #avançodamedicina #profissionais #fisioterapia #canoas #rs #brasil

5 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram