• VITTAL FISIO

Dores nas pernas | PARTE 1



Seguindo com a nossa série de conteúdos relacionados a dores no corpo, hoje trataremos de mais um típico caso crônico nos dias de hoje: dor nas pernas.

Quem nunca sentiu aquele desconforto e dor nas pernas depois de praticar uma série de exercícios ou mesmo por uma atividade realizada da forma errada?


A fisioterapia pode ajudar você nas recuperação e tratamento dessas dores, que muitas vezes, viram rotina para algumas pessoas. É importante saber quais são as patologias ou doenças que costumam causar estas dores, e hoje, estas serão a nossa pauta. Miosite, tenossinovite, fibromialgia e tendinite do tibial anterior. Já ouviu falar?


Miosite


A miosite é caracterizada pela inflamação nos músculos, podendo também estar associada a inflamações nas articulações, além de coração, pulmões, intestino e pele. Pode causar enfraquecimento, dor muscular, fraqueza muscular e aumento da sensibilidade dos músculos.


A pessoa com miosite fica com dificuldade de realizar tarefas básicas como: levantar os braços, subir escadas, caminhar, levantar da cadeira, praticar esportes, levantar peso, qualquer atividade exija maior esforço muscular pode se tornar dolorosa.


Tenossinovite


A tenossinovite é um tendinite que causa a inflamação do revestimento da bainha que reveste e protege o tendão, chamado de sinóvia. Isto pode ocorrer devido a um enfraquecimento dos tendões e é mais suscetível em pessoas de meia-idade ou idade avançada. Isto por que pessoas com mais idade possuem os tendões mais enfraquecidos ficando mais suscetíveis a inflamações e lesões. O esforço repetitivo pode ser um fator causador da tendinite, outras doenças inflamatórias, infecção e distensão também podem se fatores influenciadores da tendinite.


A pessoa tem dor e sensibilidade ao redor da junta, no pulso, mão tornozelo ou pé, dor nas articulações, movimentação limitada da articulação, febre e inchaço na área da inflamação.


Fibromialgia


A fibromialgia é uma síndrome comum que se manifesta com dor em todo o corpo. As dores acometem principalmente a musculatura, causando cansaço, alteração na memória, sono não reparador, depressão, alterações intestinais e ansiedade.


A musculatura fica sensível ao toque, além da dor que pode ser sentida nas articulações ou músculos. A pessoa tem dificuldade em identificar quando a dor começou e em região que iniciou específica.


As causas podem ser genética, quando pessoas da mesma família possuem casos de fibromialgia, distúrbios do sono, depressão e ansiedade, traumas físicos, emocionais e além de estresse psicológicos. Cerca de 5% das pessoas que vão a um consultório médico tem fibromialgia.


Tendinite do tibial anterior


A tendinite do tibial anterior é uma lesão causada principalmente pelo esforço repetitivo e degeneração do tendão decorrente de uma inflamação. Pode ocorrer uma avulsão parcial caso não seja tratada logo no início. A avulsão parcial acontece quando o tendão se afasta do osso navicular.


O tibial anterior é um músculo grande localizado na frente da canela e responsável pela flexão do pé em situações que temos que levantar a ponta do pé para cima.


A tendinite acontece por um processo inflamatório dos tendões localizados no tarso e no dedão do pé. As causas podem estar relacionadas com o esforço físico em excesso, caminhar em superfícies irregulares como pedras, duras e subidas. A falta de alongamento, excesso de peso e obesidade, calçados inadequados.


A dor é o principal sintoma da tendinite do tibial, que pode ser localizada na região anterior da perna, ou após exercícios, rigidez e limitação dos movimentos do tornozelo, muita dificuldade em utilizar calçados apertados, sensibilidade ao toque, edema e vermelhidão.


A importância da Fisioterapia para a recuperação de dores nas pernas


Buscando uma recuperação completa o fisioterapeuta pode promover o fortalecimento dos músculos afetados e aliviar as dores através de sessões específicas de fisioterapia, acupuntura, eletroestimulação e acompanhamento clínico.


Venha fazer uma avaliação com um de nossos médicos fisiatras e fisioterapeutas!

Para agendar um horário, basta entrar na “HOME” e preencher nosso formulário que nossa equipe entrará em contato com você. Ou, se preferir, basta entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494!



3 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram