• VITTAL FISIO

Cuidados Paliativos



O que significa a palavra paliativos?


Paliativo é derivado do latim pallium e quer dizer manto ou protetor.


Dependendo da doença ou do quadro de saúde de um paciente sua vida pode ser dificultada por dores, dificuldade de locomoção, problemas emocionais e psicológicos. Os cuidados paliativos buscam promover o bem estar, promovendo a qualidade de vida do paciente.


Pacientes em estado terminal de saúde também podem usufruir dos benefícios dos cuidados paliativos. Cuidados especializados podem auxiliar no alívio da dor, minimizando o sofrimento e desconforto.


Devido a falta de experiência e qualificação profissional nos cuidados paliativos os familiares podem ter um enorme desgaste físico, emocional e psicológico durante o tratamento do paciente. Uma equipe especializada nos cuidado paliativos pode beneficiar a família, poupando a energia dos familiares para se dedicarem com maior atenção ao estado emocional e psicológico do paciente.


Quem precisa de cuidados paliativos?


Pacientes com câncer


Segundo o INCA o Brasil tem uma estiva de mais de 620 mil casos de câncer e uma mortalidade de mais de 220 mil para 2020. Até 2022 a estimativa é de cerca de 625 mil novos casos por ano.


Os pacientes com câncer sofrem de dores intensas, e isso pode levar a insônia, náuseas, falta de ar, falta de apetite, fadiga e piorar um quadro de depressão.


O desgaste físico, psicológico e emocional pode ser grande para o paciente e para a família. Os cuidados paliativos podem levar conforto ao paciente diminuindo o stress causado pelas dores e mal estar decorrentes do estágio terminal do câncer.


A fisioterapia nos cuidados paliativos


O fisioterapeuta pode integrar a equipe multidisciplinar para promover os cuidados paliativos junto ao paciente e familiares. Além do fisioterapeuta, podem também compor a equipe: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e demais profissionais especializados em cuidados paliativos.


A fisioterapia pode auxiliar na reabilitação do paciente em estado avançado de câncer. O fisiotepeuta utiliza condutas que auxiliam no controle da dor, fadiga, dispnéia e hipersecreção pulmonar.


Diversas técnicas podem ser utilizadas pelo fisioterapeuta, tais como: drenagem linfática, massoterapia, exercícios respiratórios, eletroterapia, exercícios motores, alongamentos, etc.


A importância da Fisioterapia nos cuidados paliativos


Buscando auxiliar na recuperação e tratamento de pacientes com quadro avançado de doenças terminais ou em estados muito debilitados o fisioterapeuta pode promover o bem estar e conforto do paciente através de sessões específicas de fisioterapia, acupuntura, eletroestimulação e acompanhamento clínico.


Entre em contato e solicite uma avaliação com um de nossos médicos fisiatras e fisioterapeutas!


Para agendar um horário, basta entrar na “HOME” e preencher nosso formulário que nossa equipe entrará em contato com você. Ou, se preferir, basta entrar em contato pelo telefone 051 3051.8494!

0 visualização
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram