• VITTAL FISIO

Acupuntura: uma história a ser contada


Quando falamos da técnica acupuntura, fica difícil de determinar o período histórico em que a mesma teve início. Pesquisas arqueológicas sugerem que a prática tenha começado no continente asiático, há mais de cinco mil anos atrás.


Desenvolvida dentro da medicina tradicional chinesa - logo teremos uma publicação focando nesta história também - , os antigos mestres ensinavam que uma doença seria a alteração das funções do corpo ou desgaste do mesmo, provocado por fatores externos como: frio, calor, umidade, fatores emocionais, nutricionais ou mesmo do próprio envelhecimento. E, acreditavam que por meio da acupuntura seria possível a recuperação da saúde do indivíduo.


A trajetória da técnica passa por diversos momentos e grandes nomes da medicina tradicional chinesa,mas foi durante o reinado da dinastia Ming (1368-1644) que a MTC (medicina tradicional chinesa) alcançou seu auge na história, ao reconhecer e delimitar diferentes áreas de atuação na medicina como pediatria, ginecologista, clínica-geral, ortopedia-traumatologia, psiquiatria, medicina legal, doenças febris, fisioterapia, manipulação vertebral e obviamente, a acupuntura.


Outro fato que somou muitíssimo para o enriquecimento deste método foi o seu reconhecimento oficial, que aconteceu em 1955 quando a MTC (medicina tradicional chinesa) passou a ser igualada à medicina ocidental, dando origem a dois lemas conceituais:


1. " A sabedoria antiga deve ser aproveitada, integrando a medicina ocidental à nossa medicina".

2. " É de muita importância eliminarmos os conceitos antigos e inúteis, e apresentarmos a inovação na medicina tradicional chinesa."



Como falamos anteriormente, a trajetória da acupuntura foi longa e repleta de acontecimentos e estudos importantes, que trazem o método para a maneira com o aplicamos hoje. Respeitando a técnica, a sua história e ressaltando aos nossos pacientes todos os benefícios que a mesma tem como resultado.


São inúmeras as melhoras e benefícios durante a aplicação do método, no próximo post falaremos um pouco sobre cada uma delas.


Ficou curioso? Agende uma consulta com um de nossos profissionais através do nosso site.


#fisioterapia #fisioterapeuta #fisio #fisioterapiacomamor #fisiologia #foco #anatomiahumana #resistencia #fisioterapiaintensiva #physicaltherapy #terapiamanual #physio #physiotherapist #pilates #saude #medicina #reabilita #exercise #motivation #vivamelhor #vittalfisio #acupunturacanoas

3 visualizações
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram