• VITTAL FISIO

A Ventosaterapia em tempos de tensão emocional

A Ventosaterapia em tempos de tensão emocional



A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças em nosso comportamento, como as atividades em home office, a redução das atividades físicas e o consequente aumento dos problemas posturais.


Mas a verdade é que as tensões e dores musculares não são decorrentes apenas do sedentarismo e má postura, como também do estresse excessivo e da ansiedade constante devido ao momento em que vivemos.


Geralmente, esses desconfortos envolvidos com o estresse emocional têm seu tratamento recorrido rapidamente aos analgésicos, e embora as medicações sejam muitas vezes necessárias, precisam ser prescritas por um médico que acompanhe e indique a melhor alternativa para o paciente.


E no que se refere ao tratamento da dor tensional, a Medicina Tradicional Chinesa conta com inúmeras técnicas minimamente invasivas que vêm se destacando cada vez mais, e promovendo bem estar e qualidade de vida para os pacientes.


Principalmente a Ventosaterapia, que visa - além do controle da dor - o controle da ansiedade e o aumento da circulação sanguínea. O método é milenar e de aplicação simples, sendo utilizado mundialmente no tratamento de diferentes patologias.

O que é a Ventosaterapia?


A Ventosaterapia é um tratamento que tem como objetivo melhorar a circulação sanguínea em uma determinada área do corpo.


O efeito do vácuo que a ventosa produz faz com que a pele seja "sugada", e traz como resultado o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos do local, produzindo maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação das toxinas do sangue e dos músculos com maior facilidade.


Ou seja, quando liberados pelo vácuo, os tecidos são nutridos pelo O2. Esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.


Na Fisioterapia, a técnica é associada para liberar as tensões na coluna, principalmente na lombar - e como a ventosa favorece a liberação da musculatura, também é facilmente encaixada nas áreas de Ortopedia.


Atualmente há diversos estudos científicos que provam a eficácia e a segurança do método, quando realizado por um profissional devidamente habilitado. Através de pequenos copos e por meio de sucção, a terapia com ventosa promove efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuromoduladores. E como dito anteriormente: vai além de um tratamento para dor, se tornando um processo que atua também na saúde do organismo.


Como o estado emocional influencia a nossa saúde?


Na presença do estresse, os músculos ficam tensos, causando dores específicas. A tensão, por sua vez, aumenta o cortisol no sangue, alterando o ritmo cardíaco.


Tudo isso altera o organismo de uma forma geral, inclusive a musculatura, ficando dura e refletindo-se em dor. Além disso, a pessoa com alteração emocional tende a manter uma postura errada e acaba não realizando exercícios - e durante a pandemia e as atividades em home office, esse cenário tem se intensificado e aumentado as dores musculares.


O processo inflamatório desse tipo de dor é diferente da reação do corpo após um trauma físico, por exemplo. O processo inflamatório causado por fatores emocionais está relacionado a alterações hormonais e erro de postura.


Enquanto que no caso pós-traumático ocorre uma resposta fisiológica do organismo ao dano tecidual ou alguma outra lesão, como infecção.


Quais os benefícios da Ventosaterapia na saúde emocional?



Sendo assim, o procedimento com ventosas pode ser benéfico no tratamento de inúmeras patologias e diferentes quadros clínicos. Principalmente em um contexto de tensão emocional e estresse excessivo, uma vez que o método auxilia no funcionamento do organismo e contribui para o relaxamento do corpo e da mente.


Isso porque os seus principais benefícios incluem:


  • Aumento da circulação sanguínea local;

  • Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;

  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos;

  • Relaxamento dos músculos;

  • Eliminação da tensão muscular;

  • Estimulação dos pontos da acupuntura;

  • Melhora na oxigenação dos tecidos.


Também pode ser realizada uma massagem durante a sessão (ventosa deslizante), que além de terapêutica, é uma excelente ferramenta para o manejo da ansiedade.


Na grande maioria dos casos, já é possível perceber os benefícios do tratamento a partir da primeira sessão. O alívio das dores e tensões, assim como o relaxamento, costuma ser imediato, trazendo sensação de bem estar ao paciente.


Uma sessão de ventosaterapia pode variar de 5 a 10 minutos, dependendo da região e do caso do paciente. Aqui na Vittal Fisio Canoas, nós possuímos ambientes reservados e adaptados para a técnica, tudo para proporcionar aos nossos pacientes um local de confiança e tranquilidade!

#physiotherapy #ventosaterapia #saudeemocional #pandemia #covid19 #aliviandoatensao #fisioterapia #canoas #rs #fisioterapiaparticular #unimedcanoas #medicinatradicionalchinesa #aliviocorporal #tensaocorporal #fisioterapiaunimed #cuidadoscomopaciente #usemascara


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Vittal Fisio | Facebook
  • Branca Ícone Instagram